31 de dezembro de 2012

Crescimento diário

Crescimento diário
Quando uma criança nasce, ele ou ela crescem muito rápido nos primeiros anos de vida. Em seguida, eles terão platôs, onde o crescimento abranda. Eles também experimentam “surtos de crescimento”, período no qual o apetite da criança tenderá a aumentar, levando-os a esticar de dois a três centímetros em curtos períodos. Estes surtos podem ser dolorosos causados pelo alongamento dos músculos o que é conhecido como “dores de crescimento”. Mesmo assim, quanto mais eles são esticados, mais eles continuam crescendo. O crescimento espiritual é semelhante a este.
Cristãos passam pelo mesmo processo depois que nasceram de novo. Os primeiros anos da nossa nova vida espiritual tende a crescer dramaticamente, e surge nossa personalidade espiritual única. Então, geralmente passamos um tempo de nivelamento. A partir desse momento, surtos de crescimento espirituais ocorrem causando muito crescimento em curtos períodos. Assim como no surto de crescimento natural, o surto de crescimento espiritual também pode ser doloroso, porque ele está nos esticando. Mas é através de tais alongamentos que permanecemos como odres novos, capazes de manter o vinho novo que o Senhor quer nos dar. Devemos aprender a reconhecer esses surtos, e apreciá-los como necessários, pois são por eles que sabemos que ainda estamos crescendo.
No natural, uma vez que paramos de crescer começamos o processo de morrer. Envelhecimento é o processo de morrer. Primeiro percebemos que nossos músculos começaram a ficar cansados mais rapidamente. Então ficamos um pouco doloridos com o exercício. Isso nos torna mais fracos à medida que resistimos a exercícios difíceis e dolorosos, nos causando a atrofia dos músculos. Então nossos olhos começam a escurecer, e assim por diante. Podemos lutar contra este processo, mas em algum momento ele vai ganhar.
Até agora eu nunca conheci alguém que gostasse de envelhecer, mas é atualmente uma parte da vida que a maioria aprende a ajustar-se. Você pode aprender a gostar e prosperar nas fases da vida. No entanto, espiritualmente nunca devemos começar este processo de morrer, mas continuar a crescer. Devemos continuar ganhando força espiritual e visão durante o tempo que estamos na terra, porque não há limites para o quanto podemos crescer espiritualmente. Mesmo assim, se você parar de crescer, você começará a morrer espiritualmente. Se você não está tomando um novo território no espírito, você está perdendo.
Como lemos em Êxodo 16:4, “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” Eu acredito que este continua sendo um teste para o povo de Deus, que determina se andaremos na instrução do Senhor ou não. Este é o teste para saber se vamos levantar e a primeira coisa a buscarmos diariamente será o “maná” do céu. Esta palavra nova vinda do céu diariamente vai nos ajudar a nos manter novos espiritualmente. Quando paramos de recolher todos os dias, começamos a criar bolor e muitas vezes espiritualmente podemos nos deteriorar.
Este “maná” diário, ou palavra diária do céu, pode ajudar a nos sustentar e nos manter em estado novo espiritualmente, mas precisamos de mais do que isso para realmente crescer espiritualmente. Crescimento requer mais do que o necessário apenas para nos sustentar. É por isso que o apetite de uma criança tende a aumentar de forma dramática quando eles estão passando por um surto de crescimento. Precisamos do maná fresco de Deus, mas também precisamos da carne da Palavra. Nós não vamos crescer a menos que busquemos com maior profundidade e compreensão com uma visão ampliada. Como afirma I Coríntios 2:10: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” O Espírito também quer se mover em nós para explorarmos as profundezas de Deus.
Salmo 103:7 diz: “Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.” Muitos se contentam em ver as obras do Senhor. Eles vão correr para lá e para cá para observá-las. Isso não é ruim, pois nunca será uma coisa ruim querer observar as obras de Deus, mas precisamos querer mais do que apenas ver seus atos, devemos desejar conhecer Seus caminhos se vamos crescer para alcançar a maturidade.
Se o conhecimento que estamos buscando não nos esticar um pouco, então não estamos, provavelmente, crescendo como poderíamos. Muitos buscam apenas o conhecimento que já está de acordo com suas crenças. Esta é uma mentalidade odre velho. Esta não é a maneira de crescer ou o caminho para a verdade. Devemos buscar o conhecimento para o bem da verdade, quer esteja de acordo com nossas crenças sobre um assunto ou não. Qual o homem na face da Terra, ou que já caminhou nesta Terra, com exceção de Jesus, já tem conhecimento pleno dos caminhos de Deus? Portanto, há sempre espaço para que crescermos no conhecimento. Mesmo assim, nosso crescimento em conhecimento – mesmo o conhecimento de Seus caminhos – não deve ser nosso objetivo final. Nosso objetivo é ver a glória de Seus caminhos para que sejamos transformados à Sua semelhança.